Sabe quem foi Tetsuo Okamoto? Atleta mariliense (1932-2007), o primeiro a ganhar uma medalha Olímpica na história da Natação Brasileira.
. A façanha aconteceu em 1952. Tetsuo começou a nadar aos 7 anos de idade e aos 15 foi convidado a treinar no Yara Clube de Marília de onde fez história.
O Podium da sensacional da final dos 1500 metros (nado livre) dos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finalândia destaca à esquerda Shiro Hashizume (Japão), ao centro Ford Konno (EUA), e à direita Tetsuo Okamoto (Brasil).
O mariliense não foi à Finlândia como um desconhecido. O nadador que já se destacava na equipe do Yara Clube, referência em treinos de natação, ele conseguiu competir em Helsinki com os maiores nadadores das competições aquáticas mundiais, surgindo então como o terceiro melhor homem do mundo na natação em prova de 1.500 metros nado livre no tempo de 18,51" 3/4.
Okamoto já havia sido o primeiro medalhista do País nos Jogos Pan-Americanos. Em Buenos Aires (Argentina) em 1951, foi a 1ª edição do Pan. Além da medalha de ouro nos 400m livre e nos 1.500m livre, foi prata no revezamento 4x200m livre.
Prestes a completar 80 anos, o Yara Clube de Marília mantém sua tradição de promover, não só a natação, considerado o mais completo esporte para o desenvolvimento físico, como as demais modalidades para os efeitos benéficos na saúde e bem estar das crianças, adultos e idosos (família). E nestas oito décadas de sucessos, o Clube cresceu, se modernizou, tornou-se referência na cidade e toda região por ter o maior parque aquático de Marília e infraestrutura para outros esportes como Basquete, Vôlei, Futebol, Futsal, Ginástica, Ginástica Olímpica, HidroGinástica, Tênis, Tênis de Mesa, entre outros.
O Yara Clube é o mais antigo clube a ter uma piscina na cidade de Marília. Foi fundado em 13 de setembro de 1940, por um grupo de 60 jovens empreendedores com o mesmo ideal. Eles sabiam que o Clube estava destinado a se transformar num dos mais bonitos e importantes clubes da cidade e assim tem sido.