Brasil brilha em Mundial de Basquete Master com ajuda de atletas de Marília

Brasil brilha em Mundial de Basquete Master com ajuda de atletas de Marília

 

A equipe de basquete, categoria 50 anos mais, da Seleção Brasileira de Basquete Master venceu pela primeira vez o Campeonato Mundial Master, disputado entre 25 de agosto e 03 de setembro, na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, com a participação de uma atleta do Yara Clube.

Para chegar a final, as jogadoras precisaram percorrer 4 jogos, contra Equador, Costa Rica, Argentina B e México, até a partida final contra a equipe A da Argentina. Vencendo por 15 pontos de diferença.

Janaína Tenório de Albuquerque, de 51 anos, comenta que a equipe brasileira tinha algumas vantagens sobre os demais times. "Tínhamos uma vantagem muito grande por ser uma equipe com jogadoras mais altas, as outras estavam com uma estatura normal, isso nos dava mais vantagem em quadra", esclarece a atleta.

Outra atleta mariliense, que também compõe o quadro de jogadoras do Yara Clube é Edwania Bertinotti, de 59 anos. Veterana em competições internacionais, jogou pela Seleção Brasileira na categoria 55 mais no Campeonato Mundial Master, chegando a final contra a equié Argentina A, ficando na segunda colocação.

A competição foi dividida por categoria de idades entre +30 a +65 feminino e +30 a +70 anos no masculino. O Brasil contou com 4 equipes (A, B, C e D) em cada categoria.

Edwania não teve tempo de se recuperar da participação na Argentina e emendou com outra importante competição, entre os dias 07 e 10 de setembro, a 5ª edição do Torneio da Independência de Basquete Master, realizado na cidade de Santos, com 516 jogadores de 43 equipes do Brasil e diversos países da América do Sul como Chile, Argentina e Colômbia.

E não foi somente ela, o Yara Clube estava representado com mais 6 jogadoras, distribuídas nas categorias 30+, 40+ e 50+, que jogaram pelas cidades de Catanduva e Santos, já que Marília não tem uma equipe municipal de feminino master. E conseguiram primeiro lugar, segundo e terceiro.