“Conheço o trabalho que o Yara Clube desenvolve com os atletas de tênis de mesa, e é excelente na minha opinião. O clube valoriza e incentiva todo um trabalho que tem entre seus técnicos o professor Nelson Machado, uma verdadeira referência no tênis de mesa não só em todo o Estado de São Paulo, como também no Brasil”, sintetizou o presidente da Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo, Fábio Henrique de Matos, no primeiro dia da competição nacional que acontece em Marília, a Copa Brasil TMB Challenge Plus. São quase 30 atletas do Yara Clube/Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude - SELJ/Academia Nelson Machado/Unimed neste torneio de elevado nível técnico, reunindo mais de 600 competidores de mais de 10 Estados brasileiros. A abertura contou com justa homenagem da Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo para a Associação Paulista de Medicina de Marília (APM), representada na ocasião pelo médico Benito Garbelini Júnior, um dos diretores da APM Marília, por incentivar a prática do tênis de mesa na cidade de Marília.
O primeiro dia do torneio, nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, no ginásio Neusa Galetti - localizado na avenida Santo Antônio, nº 2701 - a equipe Yara Clube alcançou medalhas: pré-mirim Breno Carvalho Meneguini Brandão (3º lugar) e mirim Mariana Fuzinato Pina Modesto. “Para nós é uma satisfação ter logo de início dois atletas do Yara Clube medalhando. Ou seja, logo no primeiro dia de competições, em duas categorias o Yara Clube se destacou em âmbito nacional. Tudo isso nos motiva muito, justamente por ser um grande estímulo a todos os atletas e aos professores, mostra que estamos no caminho certo e entre os melhores do Brasil”, considerou o técnico Nelson Machado, o Nelsinho, logo após as primeiras entregas de medalhas.
Além do presidente da Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo, Fábio Henrique de Matos, o embaixador da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e que por seis vezes representou o Brasil em Jogos Olímpicos, mesatenista Hugo Hoyama - um dos maiores atletas brasileiros no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos - também elogiou o desempenho das atividades de tênis de mesa do Yara Clube. Nos dois dias que antecederam a abertura da Copa Brasil TMB Challenge Plus, Hoyama liderou a detecção de novos talentos e elogiou o nível técnico demonstrado pelos atletas do Yara Clube. “Faço uma avaliação positiva da detecção, principalmente por recebemos muitos elogios do Hugo Hoyama e dos demais membros da equipe técnica. Tudo isso é fruto de muito trabalho, de muitos esforços e todos nós estamos muitos felizes”, afirmou o professor Nelsinho Machado.
Um dos fatores que deixa a Copa Brasil TMB Challenge mais acirrada está associado à relevância da competição, uma vez que todos os resultados obtidos em Marília serão somados ao ranking do atleta no quadro nacional. “É uma pressão que conta muito em cada momento”, explicou o presidente da Federação de Tênis do Estado de São Paulo, Fábio Henrique de Matos. Em todas as categorias a competição é dividida em duas fases: a primeira, de grupo, e na segunda, de eliminatórias. Avançam para a segunda fase os melhores competidores da primeira e na segunda os jogos são eliminatórias. As categorias de base: super pré mirim, pré mirim, mirim e infantil, as premiações ocorrem até o quinto lugar. Yara Clube está sendo o clube anfitrião de grandes referências no tênis de mesa no Brasil, como São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, entre outras importantes cidades que incentivam fortemente esta modalidade esportiva.