Yara Clube completa 81 anos de legado no esporte, lazer e promoção social

Yara Clube completa 81 anos de legado no esporte, lazer e promoção social

O Yara Clube de Marília faz aniversário de 81 anos na segunda-feira, 13 de setembro de 2021. Ele foi fundado em 1940 por um grupo de 60 jovens empreendedores que tinham o objetivo de promover a prática da natação desportiva. O clube não só se tornou um dos maiores centros de formação de nadadores do interior paulista, como um dos maiores clubes sociais brasileiros para o lazer, formação desportiva diversa e prática de atividades físicas, de fitness a treinamento funcional. Sua tradição de grandes eventos também fez e continua a fazer história, como seus carnavais, bailes e atrações tanto sociais como desportivas.

No último final de semana, por exemplo, o clube inaugurou para um público de mais de 350 pessoas na sexta, dia 10, seu mais novo evento social, o “Sexta Show”, que pretende trazer grandes espetáculos musicais com infraestrutura completa de gastronomia e acolhimento de crianças de 2 a 12 anos, com espaço Kids, playground e quadras poliesportivas. No domingo, dia 12, promoveu a competição de Aquathlon Indor, pelo Circuito Boot Camp High Performance, reunindo mais de 50 atletas em várias modalidades de competição de natação com corrida.

Do desejo de se construir algumas piscinas para a prática de natação na década de 40, o clube se transformou na maior referência de sucesso em agremiação social, ofertando o maior parque aquático e poliesportivo da cidade e região, com cinco piscinas, sendo quatro abertas e uma coberta para uso da natação para bebês, escolinhas e hidroginástica. Conta ainda com mais dois ginásios poliesportivos, duas quadras cobertas, o melhor campo oficial de futebol de Marília, parque infantil, “Terra do Brincar”, salão de festas, salão de jogos, academia, quatro quadras de saibro para prática de tênis, saunas seca e úmida com hidromassagem, massagistas e muito mais.

Conta inclusive com uma segunda sede, o Yara Park, um complexo de campos de futebol, que integram o Yara Clube, com mais um campo de tamanho oficial, cinco campos de society, um campo de areia e três quadras de vôlei de praia. O clube ainda oferece uma lanchonete, vestiários e banheiros, além de quiosques com cozinha e churrasqueira para uso reservado dos associados.

O clube se consolidou também nestas oito décadas como um dos melhores organizadores de eventos, promovendo bailes de carnaval ou temáticos, por sua organização, segurança e diversão.

No esporte, atualmente contam com equipes de atletas competidores em natação e tênis de mesa, mas com escolas de formação de atletas em Basquete, Vôlei, Futebol, Futsal, Ginástica, Ginástica Olímpica, HidroGinástica, Tênis, Tênis de Mesa,

Seu atleta da natação mais famoso é Tetsuo Okamoto (1932-2007), primeiro a ganhar uma medalha Olímpica na história da Natação Brasileira. A façanha aconteceu em 1952. Tetsuo começou a nadar aos 7 anos de idade e aos 15 anos foi convidado a treinar no Yara Clube de Marília de onde fez história. O Podium da sensacional da final dos 1500 metros (nado livre) dos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia.