Karateca do Yara é campeão pela terceira vez no Campeonato Brasileiro da categoria Master

Karateca do Yara é campeão pela terceira vez no Campeonato Brasileiro da categoria Master

O karateca Ricardo Barbosa de Carvalho, que representa o Yara Clube de Marília nesta modalidade esportiva, conquistou o tricampeonato brasileiro da categoria máster em 2019. Neste ano, o yarense também alcançou o tricampeonato do Arnold Classic South América e o pentacampeonato Paulista.

O Campeonato Brasileiro de Karate 2019 ocorreu em outubro, na cidade de Uberlândia - MG, promovido pela CBK - Confederação Brasileira de Karate. Ricardo é atleta integrante da seleção paulista de karate.

Ricardo Barbosa de Carvalho é Faixa preta 1º Dan de Karate, nos estilos Shotokan e Shorin Ryu. Ele é árbitro e técnico credenciado pela Federação Paulista de Karate e instrutor credenciado pela Federação Paulista de Karatê.

Ele ingressou nas artes marciais aos 4 anos no judô, em Salvador onde nasceu e no Rio de Janeiro para onde minha família se mudou posteriormente. Em Campinas passou pelo Tai Chi Chuan, Taekwondo e os dois estilos de karatê - Shotokan e Kiokushinkaikan - conquistando já aí alguns títulos.

Em Marilia ficou 18 anos afastado das artes marciais, retornando em 2011 no estilo Shorin Ryu, e no ano seguinte reiniciando processo de competições. “Diria que estou no karate há aproximadamente 13 a 15 anos, considerando os 3 estilos”, declarou.

Segundo ele, a prática de esportes é sempre muito saudável, devendo ser prazerosa, e os pais poderiam incutir em seus filhos o gosto pelos mesmos, porém as competições devem ter um acompanhamento mais apurado em razão de possíveis lesões no decorrer de suas práticas. “Disciplina, foco, concentração, equilíbrio, desenvolvimento muscular e habilidades de defesa são os principais tópicos das artes marciais.”

Ele é sócio do Yara e no ano passado começou uma parceria para quem sabe no futuro oferecer a prática esportiva do karate nas dependências do Yara Clube.

Nesse ano de 2019 ele participou de seis competições, conquistando 6 medalhas de ouro e uma de prata:

 

1 - Arnold Classic South América - campeão Master.

2 - Etapa Classificatória do Campeonato Paulista - Campeão Master e Vice-Campeão Sênior até 84 kg

3- Final Campeonato Paulista - Campeão Master

4 - Etapa Classificatória do Campeonato Brasileiro - Campeão Master

5 - Copa São Paulo de Karate - Campeão Master

6 - Final Campeonato Brasileiro - Campeão Master.