Sonho antigo do Clube, projeto para bosque no Yara Park sai do papel e cresce

Sonho antigo do Clube, projeto para bosque no Yara Park sai do papel e cresce

A atual diretoria do Yara vem promovendo o plantio de um bosque no Yara Park, tirando do papel um projeto que existe há anos e é um sonho antigo do Clube.

A intenção é tornar o Yara Park um local ainda mais gostoso e convidativo aos sócios e visitantes, além de beneficiar o meio ambiente, o que resulta numa melhor qualidade de vida para todos.

Por meio de uma parceria com a empresa Florestar – Reflorestamento e Jardinagem, do engenheiro ambiental Gefferson Marconato, o projeto vem sendo desenvolvido de forma eficiente e bastante profissional. Trata-se de um trabalho bastante técnico e diferenciado, que respeita diversas exigências e vem gerando ótimos resultados.

Tudo começou em 2017, com o plantio de mudas por meio de ações com sócios, membros da sociedade como o Rotary, entre outros. Tudo foi pensado estrategicamente, haja vista que até mesmo o manuseio faz a diferença. O projeto prevê o bosque para 10 anos, mas os quatro primeiros são essenciais para o sucesso.

Atualmente já se encontram no local, árvores com quatro metros de altura e uma taxa de sobrevivência de plantio em torno de 80 por cento, o que é considerado excelente para um bosque.

Com a experiência e conhecimento de Gefferson, o Yara faz um amplo e minucioso acompanhamento. Anualmente, o mesmo apresenta um laudo das árvores, que devem ser limpas e livres de matos, das coroas, podadas e adubadas. É feita a fotografia de cada arvora e também a medição.

O Yara plantou árvores nativas, mas devido a localização geográfica e a realidade de solo do bosque, não é qualquer plantio que deve ser feito, como exemplo, por conta da proximidade do Park com o aeroporto de Marília, é proibida árvore frutífera, para não atrair pássaros.

Enfim, o projeto finalmente está sendo executado, com amplo acompanhamento e bastante expectativa sobre o bosque, que com trabalho bem feito que vem sendo feito, se tornará em alguns anos referencia ambiental na região.