A marcação individual no basquete

A marcação individual no basquete

Durante as aulas de basquete, os alunos aprendem a executar os fundamentos básicos com perfeição, por meio da prática e orientações dos professores Calil Sampaio e Marcelo.

Nesta publicação estaremos tratando da marcação individual, também conhecida como marcação “homem a homem”.

A marcação individual é uma estratégia de defesa que pode ser utilizada por todos os jogadores de defesa, independente de estarem no lado forte ou fraco da quadra.

O jogador que aplicar esse fundamento contra um adversário que estiver com a bola, dificultará o avanço corporal e passe. A aplicação desse fundamento em jogadores adversários que não estiverem com a bola durante o ataque, dificulta a recepção em caso de passe e o deslocamento para reposicionamento do time.

De maneira mais abrangente, desde que bem aplicada, a marcação individual dificulta o avanço dos jogadores adversários, resultando no que é conhecido entre os praticantes no basquetebol como “abafo de jogo” ou “abafo de ataque”.

Há técnicas, postura e movimentos que precisam serem desenvolvidos nos treinamentos para plena aplicação desse fundamento em jogo. As pernas afastadas permitem agilidade de movimentação lateral e proporciona força para arrancada de aceleração. Com braços bem abertos ocupa maior espaço para bloqueio de passe ou recepção, dificulta a visão periférica da jogada por parte do adversário e ajuda estabelecer distância segura em relação ao jogador adversário.

Os alunos são orientados e de forma leve e gostosa, mas sempre com muita disciplina e concentração, como deve ser para a faixa etária, desenvolvem todo o mecanismo e dinâmica do basquete.