Equipe de Natação do Yara Clube vai disputar contra elite do esporte em 2020

Equipe de Natação do Yara Clube vai disputar contra elite do esporte em 2020

O Yara Clube de Marília tem 79 anos de tradição em natação. Um de seus atletas é um herói nacional. Tetsuo Okamoto, nadador do Yara, foi o primeiro medalhista olímpico brasileiro. Em quase oito décadas, o clube formou diversos medalhistas, bolsistas e atletas premiados. Ao completar 80 anos em 2020, o clube comemora também a retomada de sua força esportiva na natação ao anunciar uma equipe competitiva em treinamento que será capaz de enfrentar a elite da natação paulista e brasileira após 20 anos.

No Campeonato Paulista de Petiz 2019, realizado no final de novembro, a equipe de natação do Yara Clube de Marília conquistou o título de 8º lugar por equipe, demonstrando o alto índice desportivo de todos os atletas do clube. “Isso não acontecia no Yara há 15 ou 20 anos”, declarou o treinador Aniel Garcia Leal Filho, o Zebra.

A equipe de natação do clube ganhou o reforço no treinamento com o retorno do técnico Zebra em 2018. Ele iniciou uma nova equipe competitiva de atletas das categorias de base: mirim (9 a 10 anos) e petiz (11 a 12 anos).

Segundo o treinador, já em 2018 ele colocou os atletas em competição para melhorar o posicionamento nos rankings das competições, tanto regionais como estaduais. “Em 2018 já participaram de campeonatos para melhorar o posicionamento e conseguimos colocar atletas no nono lugar”, declarou ele.

Em 2019, final do primeiro semestre, o clube já conseguiu melhorar a pontuação e colocar atletas no sétimo e no oitavo lugar. Ao analisar o bom desenvolvimento de alguns atletas na categoria infantil, o clube resolveu ousar e se inscrever no campeonato brasileiro.

Uma turma de Petiz do ano de 2018 que já estava mais avançada nos treinamentos concorreu na categoria infantil (de 13 a 14 anos). Os atletas do clube conseguiram o 10º e o 13º lugar no ranking nacional. “Foi um resultado formidável com apenas dois anos de trabalho”, disse o treinador.

No campeonato paulista, o infantil conseguiu o 4º e o 7º lugar. Em anos anteriores as classificações não passavam do 9º e 10º lugares. “A gente conseguiu desenvolver os atletas para que no ano que vem a tendência é deles ficarem abaixo do quinto lugar e poder brigar de igual com atletas de clubes como o Pinheiros, o Corinthians e o Sesi”, completou Zebra.

Para ele, a evolução vem sendo feita a cada competição. “Graças ao apoio da atual diretoria, em particular aos diretores Marcos (esportes) e Álvaro, por estar sempre procurando patrocínio e ajuda para podermos trabalhar, e aos pais, pela confiança, por deixar seus filhos no clube para podermos treinar”, concluiu.